Primeira parte | dia 95

A primeira etapa...

Dão-me 500 metros de pelicula (ou meio Kilometro para ser mais impressionante) que equivale a 4 rolos, ou seja 44 minutos.

A primeira coisa que tenho a fazer é ver tudo, claro, e tirar as informações sobre os takes.

Cena, take, marcar (fazer um risquinho) no momento em que se ouve o clap, apontat tudo no caderno...Isto demorou cerca de dois dias.

A seguir vou aos registos do som, vejo quais as faixas de áudio que correspondem aos takes que tenho em filme (muitas vezes também gravam som nos ensaios que só se usa no final, para os sound engineers e não para mim...). Meto tudo por ordem num cd.
Pego em mais 500 metros de fita magnética e gravo lá o som todo. Nesta máquina.


Passei então a ter 1 Kilometro de pelicula...eheh

O passo a seguir foi fazer com o som exactamente o mesmo que fiz com a imagem, fazer um risquinho no preciso momento em que se ouve o clap.
Note-se que são 10 cenas, cada uma com 3 ou 4 planos diferentes, e cada plano com 1 ou 2 takes...

Entre gravar o som e fazer os risquinhos foram mais dois dias...

E nisto passa-se practicamente uma semana!

Então a seguir o que é que tenho de fazer? sincronizar os rolos de som com os rolos da imagem, com esta máquina, que é mais manual do que a outra...


São basicamente "roldanas" que rodam simultaneamente, com o filme...então temos de por risquinhos com risquinhos (dito desta maneira soa completamente ridiculo) de forma a ficarmos exactamente com o mesmo comprimento de pelicula para o som e para a imagem em cada take....por ai adiante! basicamente, sincronizar 500 metro com outros 500 metros acho que explica tudo...eheh

Depois disso tem de se fazer uma formalidade que nos ajuda bastante nas fases posteriores, o chamado logging. Em que numeramos os rolos, som com imagem, de forma a, quando cortarmos, sabermos sempre o que corresponde ao quê, sem nos perdermos num emaranhado infinito sem sabermos qual é o som de qual imagem...Isso é feito com esta máquina (que foi construida manualmente)



Isto teria demorado duas horas, não fosse o caso de estar avariado e ter dado a manivela manualmente durante....um dia! ufa

Só depois disto é que já posso começar finalmente a cortar!

Se tiverem coragem para continuar a ler....hei-de explicar o resto...



2 comentários:

  1. (diria mais: se arranjarem tempo para lerem...mas, continua a escrever!)

    já esqueci como se chama essa fita azul escrita mas lembro-me de ter mexido na máquina à bem pouco tempo...poss´velmente dei ou deitei fora...sim, eu sei: QUE DESPERDÍCIO!

    ResponderEliminar
  2. pois é...a fita que também se usava nas máquinas de escrever! ainda me lembro de usar máquinas de escrever e de, quando estavas no PIPSE, teres uma que era meio "electrónica" eheheh, que cómico, era grandalhona pah, ou então era eu que era muito pequenina!

    ResponderEliminar