Escrever o guião | dia 100

Além de todo o trabalho de edição temos também de escrever um guião e uma série infindável de relatórios sobre o que fizemos e uma espécie de ensaio sobre um filme australiano...

Mas vou-me focar apenas no guião. Todos escrevemos um guião para uma curta metragem, no máximo com sete páginas, no final do semestre serão escolhidos alguns dos guiões para serem apresentados aos novos alunos do semestre que vem para serem realizados (tal como nós realizámos os guiões escritos pelo semestre passado...)

Primeiro grande problema para esta pessoa. O INGLÊS
o inglês é simplesmente tão pobre que apenas não me consigo expressar como desejo...emquanto nós temos 5 palavras para descrever de formas diferente e precisa uma cdeterminada coisa...eles têm uma palavra que significa 500 coisas diferentes.

Passo a exemplificar:

e espero do fundo do coração que vocês também se sintam ultrajados no próprio sangue tal como eu me sinto....

percebemos perfeitamente a diferença entre
-afiado
-forte
-agudo
-sustenido
-penetrante
-inteligente
-mordaz
-ácido
-pontual
-focado

por ai adiante.....

para eles basta dizer sharp!!

SHARP????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!só isso? AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH

sim claro que para dizer inteligente posso usar outras palavras...mas é simplesmente complicado estruturar o pensamento. E se em conversa com outras pessoas elas me dizem que ao estarem aqui percebem o quanto europeias são, então eu digo

Sou tão portuguesa Graças a Deus!!!

eheh isto não podia ser mais tuga...bendita lingua, prometo não te atraiçoar, estudarei a tua riqueza o resto da minha vida (se encontrar tempo enquanto tento escrever em inglês)

É que está mesmo no sangue...aqui vai um exemplo muito básico.

Aquela brincadeira de nos imitarmos uns aos outros quando somos putos...todos nos lembramos disso com um misto de ternura e irritação certo?dependendo se eramos os macaquinhos de imitação ou as vitimas...(confesso que por vezes ainda gosto de o fazer)

Ora bem, no meu guião escrevi um pequeno diálogo, entre dois adultos, inspirado nesse jogo, em que um parecia imitar o que o outro dizia, mas empregando um contexto diferente.

Ninguém percebeu, pior, todos criticaram um diálogo de que eu tanto gostava...percebi umas horas depois o porquê. Aparentemente nunca jogaram a este jogo da imitação?! por muito estranho que pareça....então simplesmente passou-lhes ao lado. Inclusive, ao tentar tornar essas duas personagens mais infantis através desse diálogo apenas consegui que o considerassem algo "melodramático".

Enfim, tou para aqui a fazer queixinhas.

Já agora...sempre que se lê o meu guião ocorrem discussões, indiscutivelmente, acerca da sua realidade ou não, e hoje por mea culpa, mas sem eu ter nada a ver com isso note-se, o David Lynch foi ofendido da pior forma possivel numa tentativa de ataque pessoal á minha pessoa...

Acaba por ter a sua piada...

Agora tenho que esquartejar o meu guião e torná-lo mais do que óbvio pois dizem que a coisa mais linear e narrativa que eu já escrevi na minha vida é demasiado abstracta e conceptual! Morto por ter cão e morto por não ter...Australianos duma figa! apetece-me falar-lhes bom português

3 comentários:

  1. MAIS NADA!
    Beijinho.
    SAUDADES!!!!!!!!!!TANTAS!

    ResponderEliminar
  2. e por agora já revi o guião com um inglês de gema...bem, descaracterizei a minha maneira (abstracta dizem...) de escrever, mas pelo menos talvez já não tenha discussões tão parvas á volta daquilo...Uma coisa é certa, mais óbvio está de certeza!

    muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. he he eh

    Nós fartámo-nos de guerriar por causa desse jogo... e que acabava sempre com um "quem diz é quem é!"

    viva o Português!!! Sem acordo...

    C

    ResponderEliminar